terça-feira, 31 de julho de 2012

Ex-travesti hoje é pastor em MT

Pastor diz ajudar quem quer voltar a ser hétero através de associação.
Para Joide Miranda, homossexualidade pode ser desaprendida.


Joide e Édna estão casados há 14 anos. (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
Joide e Édna estão casados há 14 anos e tem Pedro, de um ano e 11 meses. (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
Acompanhado da mulher e do filho de 1 ano, o pastor evangélico Joide Miranda, de 47 anos, que até os 26 era travesti, afirma que é possível deixar de ser homossexual. A partir de sua experiência pessoal, ele decidiu ajudar quem quer voltar a ser hétero, por meio da Associação Brasileira de ex-Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABexLGBTTs). "A homossexualidade é um vício que, muitas vezes, vem desde a infância. Achava que era impossível mudar, mas é uma conduta que pode ser desaprendida", diz o pastor.
O trabalho da associação vai contra a posição do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que orienta profissionais da área a não colaborar com serviços que ofereçam tratamento e cura para homossexualidade e não reforçem preconceitos sociais já existentes em relação ao tema.
Joide retirou as próteses de silicone dos seios e dos quadris. (Foto: Arquivo pessoal)Joide retirou silicone dos seios e dos quadris após
a conversão. (Foto: Arquivo pessoal)
Joide Miranda, que aos 14 anos assumiu a homossexualidade e agora se diz "completamente restaurado", pontua que o trabalho que desenvolve busca a cura e a mudança a partir da espiritualidade e da experiência de vida dele, embora avalie que a psicologia seria importante nesse processo. "Aqueles que querem deixar o estado da homossexualidade dizem que me veêm como referência", afirma o pastor, que depois da mudança retirou as próteses de silicone dos seios e o silicone industrializado dos quadris.
Ele explica que a entidade, que foi regulamentada em novembro do ano passado, dá suporte emocional a pessoas de vários lugares, inclusive do Japão, Espanha e França. Até hoje, segundo ele, mais de 500 homossexuais o procuraram. O pastor diz que os maiores motivos alegados para querer deixar a homossexualidade são a solidão e a insatisfação. "Fazemos acompanhamento por telefone, mas pretendemos abrir uma casa de apoio, uma espécie de albergue, para podermos auxiliá-los melhor", conta o pastor, que mora em Cuiabá com a família.
Um dos pilares da associação, segundo ele, é a estruturação familiar. Para o pastor, a desordem familiar tem grande parcela de responsabilidade nos casos de homossexualidade. Ele diz alertar os pais durante as palestras que ministra para que se atentem sobre o comportamento dos filhos, de modo que atuem de forma preventiva. "Um dos maiores fatores que contribuem para a homossexualidade são os abusos sexuais e a ausência de limites para as crianças", enfatiza, ao relatar que, aos 6 anos, foi abusado por um vizinho.
Joide morou em vários países, entre eles na França. (Foto: Arquivo pessoal)Joide morou em vários países, entre eles na França
(Foto: Arquivo pessoal)
Além dos próprios homossexuais, Joide diz receber inúmeros telefonemas de mães que não concordam com a orientação sexual dos filhos. Ele diz que muitas delas pedem para conversar com a mãe dele, que, após muita insistência, conseguiu fazer com que ele fosse para a igreja. Antes disso, o ex-travesti morou em vários países, entre eles Itália e França, onde se prostituía.
Ele cita dois casos de ex-gays que teriam se tornado heterossexuais depois de receberem acompanhamento através da associação. Um deles na França, que morava com outro homem e hoje já está casado com uma mulher.
Outro é o caso de um ex-travesti do Maranhão, que colocou silicone até nos lábios e agora é missionário de uma igreja evangélica. "Quando a pessoa resolve mudar, o interior está todo bagunçado e demora algum tempo para mudar completamente, inclusive os trejeitos femininos", explica.
Joide se casou, mas diz que casamento não pode servir de fuga. (Foto: Arquivo pessoal)Joide se casou, mas diz que casamento não pode
servir de fuga. (Foto: Arquivo pessoal)
Casamento
No caso de Joide, a mulher Édna, que hoje o acompanha nas palestras em que dá o seu testemunho, foi quem o ajudou. "Falava para ele que não era para colocar a mão na cintura, nem cruzar as pernas como mulher", disse. Ela, no entanto, faz questão de enfatizar que se casou com um heterossexual e que nunca duvidou da mudança do marido. "Antes achava que gay era sempre gay, mas depois que o conheci mudei esse conceito. Não me importo em falar sobre o passado dele, pois falo de alguém que não existe mais", afirma.
Casada há 14 anos com Joide, Édna conta que os dois eram empresários e deixaram os negócios para ajudar as pessoas que pretendem deixar de ser homossexuais. "Só fazemos isso para que a nossa história possa ajudar outras pessoas". Ela conta que no início do relacionamento enfrentou certo preconceito por parte daqueles que não acreditavam na mudança de Joide.
No entanto, os dois afirmaram que o casamento não pode servir como uma "fuga". Antes de conhecer a mulher, o pastor disse não ter sentido atração por nenhuma outra pessoa do sexo oposto. "Tive tudo que um travesti sonha, como glamour e dinheiro, mas não era feliz. Sentia um vazio muito grande dentro de mim. Era uma vida de hipocrisia", recorda Joide, ao se dizer realizado hoje com a mulher e o filho, que foi adotado porque Édna não conseguia engravidar.
Na visão dele, a homossexualidade está na mente e, por isso, pode ser restaurada."Depois que fui abusado sexualmente, tive a minha heterossexualidade violada", afirma. Ele disse ainda que, quando foi molestado pelo vizinho, teve medo de contar para a família, principalmente ao pai, que era alcoólatra.

Nomes de Deus e de Jesus…

A Bíblia…
  • Tem 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento
  • Foi escrita por mais que 30 pessoas
  • Possui 30.442 versículos
  • Foi escrita durante um período de 1.500 anos
  • Seus escritores incluem: um coletor de impostos, um pastor de ovelhas, um doutor, alguns pescadores, um filósofo, um pregador, alguns profetas, um diplomata, um rei, e um rabino
Com seus 15.000 referências a Deus, a Bíblia é o melhor livro para saber a seu respeito, e por ela, é possível conhecê-Lo de modo bem íntimo. Começamos pelos seus nomes. Na Bíblia, um nome é muito importante porque descreve o carácter daquele que possui o nome. Considere os 10 seguintes nomes de Deus, e 18 títulos de Jesus (clique na tabela para abrir uma imagem maior):

10-nomes-de-deus.jpg

18-nomes-de-jesus.jpg

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Assembleia de Deus de Imperatriz chega ao Uruguai


           Assembleia de Deus - Comadesma 

Há mais de dez anos com missionários imperatrizenses trabalhando no Uruguai, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Imperatriz, do ministério Comadesma, comemora a implantação de templos e o crescimento da igreja. Essa semana, o pastor Raul Cavalcante, presidente da Igreja, esteve em Montevidéu acompanhando o trabalho que está sendo desenvolvido pelos missionários imperatrizenses e prepara o envio de novos evangélicos para aquele país.
De acordo com depoimento dado pelo pastor presidente, da forma como a igreja está se implantando no Uruguai, em pouco tempo serão construídos templos em várias cidades. “Estamos no Uruguai vendo a obra que Deus está realizando aqui”, frisou.
O pastor acrescentou que “creio que Deus vai levantar uma grande igreja nesse país. A nossa igreja Assembleia de Deus de Imperatriz está desenvolvendo um projeto nesses dez anos, onde queremos construir alguns templos missionários e estabelecer a igreja na capital e em algumas cidades”.
Raul Cavalcante anunciou ainda que no país já há alguns missionários em Montevidéu e alguns no Departamento de Flores em Trinidade. “Creio que todos podem fazer algo por este país, pois faz fronteira com o Brasil, é um povo bom, trabalhador e também acolhedor”, ressaltou.
Ele torce ainda para que as igrejas do Brasil se levantem para ajudar na evangelização do mundo e juntos poderão fazer a grande diferença.
Na semana passada, durante três dias, a IEADI realizou seu décimo sétimo Congresso de Missões no Templo Central em Imperatriz. Na oportunidade, preletores, cantores e pastores manifestaram otimismo e pregaram a palavra para a continuação do trabalho de evangelização não somente no Brasil, que ainda falta chegar a muitos estados e municípios, mas estender estes missionários a várias partes do mundo. Milhares de pessoas participaram do congresso e muitos iniciaram, já a partir do evento, seus preparativos para viajarem para pregar a palavra de Deus aos mais distantes lugares do país e dos países vizinhos.

818 candidaturas a prefeito e vereador impugnadas no MA

          candidaturas a prefeito e vereador impugnadas.

O número de candidatos a prefeito, vice e vereador às Eleições 2012 que tiveram candidatura impugnada no Maranhão é de 818. No entanto, em 76 localidades, de um total de 217 municípios que formam o estado, não houve uma impugnação sequer, segundo informações da seção de dados partidários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Arame, Bacuri, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Cajari, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Codó, Fernando Falcão, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Matões, Mirinzal, Paraibano, São José de Ribamar (dentre outros) são exemplos de municípios onde nenhum candidato teve sua candidatura contestada pelas coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral.
“É um ótimo dado este de que em mais de 30% do estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE, desembargadora Anildes Cruz, ao tomar conhecimento do balanço das impugnações.
A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Candido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).
Já em Afonso Cunha, Barra do Corda, Benedito Leite, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Carolina, Cedral, Chapadinha, Cidelândia, Coelho Neto, Coroatá, Governador Archer, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Loreto, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Azeitão, Satubinha e Tutóia, apenas 1 candidato foi impugnado em cada uma destas cidades.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mortes de jovens crescem quase 200% no Maranhão, aponta pesquisa

Estado fica em quarto lugar no ranking, diz Mapa da Violência 2012.
Maranhão já teve a menor taxa do Brasil, segundo levantamento anterior.



O Maranhão registrou aumento de quase 200% no número de morte de jovens nos últimos dez anos, segundo a pesquisa Mapa da Violência 2012. A pesquisa mostra um crescimento de quase 200% no Maranhão. É o quinto Estado com a maior variação desde a última análise, há dez anos.

No levantamento anterior, o Maranhão tinha a menor taxa do Brasil, com 2,3 mortes a cada cem mil habitantes. Na atual pesquisa, o Estado tem a quarta menor taxa de jovens mortos, 6,8% a cada cem mil habitantes.
Um levantamento feito pela polícia de Timon mostra que de janeiro a julho de 2012, já foram quatro assassinatos de jovens entre 13 e 19 anos, dois deles relacionadas ao consumo ou ao tráfico de drogas.